Em 2018 no estado de Alagoas ficou verificada a necessidade da criação de uma federação para congregar associações que tinham como objetivo o socorro mútuo e obtenção de benefícios de forma coletiva a seus associados.

Tal ideia surgiu da falta de uma entidade estadual que pudesse assistir as associadas, promover cursos, simpósios, congressos sobre o associativismo e socorro mútuo, incentivar a pesquisa, criar condições de troca de conteúdo e informações entre as associadas, realizar treinamento e orientações, promover cursos profissionalizantes sobre o associativismo e socorro mútuo e também para defender o respeito à Constituição, as garantias individuais, a liberdade de associação e incentivo às modalidades associativas. Assim foi fundada a Federação das Associações de Benefícios do Estado de Alagoas – FEAB-AL.
Dentre seus objetos podemos citar como o mais importante a fiscalização das atividades desenvolvidas por suas filiadas e a verificação de cumprimento das obrigações assumidas em regulamentos internos, o aprimoramento e treinamento dos diretores e colaboradores, como também a assistência as associadas.
Para obter o título de filiada à FEAB-AL, as associações de socorro mútuo/rateio de despesas devem participar de um processo de seleção o qual são analisados vários pontos como: relação com associado, benefícios, cumprimentos de seus objetos, etc. Por tais razões a associação filiada tem maior credibilidade e certeza de que cumpre todos os seus objetivos e tem ótimo relacionamento com seus associados.

Confira as filiadas da FEAB-AL:
Ideal Proteção Veicular


Ainda, a FEAB-AL é uma parceira da Força Associativa Nacional – FAN, as quais trabalham em conjunto para espalhar o socorro mútuo não só em Alagoas, como também no Brasil.